top of page

Strogonoff de Frango

  • Heloisa Buck
  • 18 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

Strogonoff de Frango

Olá meus caros, cá estou eu de volta ao blog com novas receitinhas.

Este último ano da faculdade de Gastronomia tem sido uma loucura e ai somado a correria normal da vida fiquei novamente devendo posts para vocês, mas farei o possível para continuar postando novidades sem tanta demora.

A receita de hoje é de um prato clássico da Rússia que nós brasileiros adaptamos ao nosso gosto (e ao nosso bolso rs) e há muito tempo se tornou uma paixão por aqui....

Nada mais nada menos que uma versão do delicioso Strogonoff.

Este prato carrega algumas histórias associadas à sua origem, uma vertente é a de que teria sido inventado nos meados de 1500 d.c., nos fogões da família Stroganov – não se sabe ao certo se por algum membro ou pelo cozinheiro francês que trabalhava para a família.

A outra vertente, que é a contada pela enciclopédia gastronômica Larousse, aponta que o nome tem relação com o verbo “strogat” que, em russo, significa “cortar em pedaços”. Segundo ela a sua base apontava para um ensopado de carne em cubos com um molho cremoso, acompanhado de batata cozida.

Ao longo do tempo o prato foi se popularizando e ganhando espaço em novos territórios, a medida que era preparado em outros países por diferentes chefes ele foi ganhando outros modos de preparo e ingredientes como: cogumelo, páprica e mostarda que fazem parte de uma intervenção na França; já adicionar catchup remete aos Estados Unidos, por onde também é comum servi-lo com macarrão.

Os brasileiros com toda sua criatividade não poderiam deixar para menos, e adaptaram a receita para todos os gostos e bolsos, a carne que preferencialmente era o Filé Mignon agora pode ser substituída por cortes mais baratos de carne bovina, por frango que se tornou muito popular e com o crescimento das dietas vegetarianas e veganas o prato também já ganhou versões com legumes, proteínas vegetais, cogumelos entre muitas outras opções. Os acompanhamentos também podem variar, mas por aqui a combinação com batata palha e arroz branco são sem dúvida os mais amados.

Bom agora que a gente já esta por dentro da história dessa delícia vamos pro que interessa né!?

Ingredientes:

  • 500g de peito de frango cortado em cubos ou tirinhas

  • 2 col. de sopa de manteiga (ou margarina) e um fio de óleo de soja (para não queimar a manteiga ou margarina)

  • 4 dentes de alho picadinhos

  • 1 cebola média cortada em cubinhos

  • 1/2 xíc. de extrato de tomate (ou Ketchup se preferir)

  • 2 col. de sopa de molho de mostarda (usei metade da amarela e metade da mostarda l'ancienne que é em grãos, você pode usar apenas de um tipo e a que for de sua preferência)

  • 50g de cogumelos fatiados

  • 1 pote (300g) de Creme de leite fresco tipo Nata

  • Sal a gosto

  • Pimenta do reino a gosto

  • Opcional: para flambar usei 50ml (1 dose) de cachaça

Modo de preparo:

  1. Aqueça uma frigideira grande (de preferência antiaderente), coloque nela 1 colher de sopa de manteiga e um fio de óleo de soja, assim que estiver bem quente coloque metade do alho e deixe dourar, em seguida coloque metade do frango de maneira que fique bem espalhado e deixe fritar sem ficar mexendo para que ele não solte líquidos, assim que tiver dourado de um lado mexa para dourar as outras partes e frite até estar completamente dourado;

  2. Separe o recipiente onde você ira servir o strogonoff pronto e use ele para reservar a metade do frango que já fritou, agora na mesma panela repita o processo com a outra metade do alho e do frango até dourar por completo, e reserve novamente junto com a outra metade que já estava frita;

  3. Ainda na mesma panela coloque a cebola para refogar até ficar macia, assim ela pegará todo o sabor e a cor que ficaram na panela;

  4. Volte o frango que estava reservado para a panela com a cebola já refogada;

  5. Opcional para quem quiser flambar o frango: neste momento adicione a cachaça (ou um conhaque, whisky, qualquer destilado de sua preferência), incline a frigideira levemente em direção a chama do fogo para que pegue fogo no álcool que está no frango (cuidado, na hora em que o álcool acende dentro da panela levanta uma labareda alta, então mantenha a cabeça afastada, depois a labareda abaixa e se apagada rapidamente) deixe o frango flambando nesta chama acesa até que ela se apague sozinha ( o teor alcoólico ira evaporar, porém o sabor da bebida poderá estar presente de maneira suave;

  6. Adicione a mostarda e misture bem;

  7. Adicione os cogumelos em conserva (ou frescos se preferir) fatiados e deixe refogar rapidamente;

  8. Adicione o extrato de tomate e misture bem;

  9. Por fim coloque o creme de leite fresco, misture bem e deixe encorpar até a consistência que você preferir, eu gosto dele com o molho mais encorpado por isso deixo reduzir mais, caso preferia um molho mais líquido é só retirar do fogo antes;

  10. OBS.: Caso você não encontre creme de leite fresco e vá utilizar o UHT (de caixinha ou lata) você deverá primeiro desligar o fogo e depois adicioná-lo, misture bem e depois acenda o fogo bem baixo apenas para aquecer, pois o creme de leite UHT não pode ser aquecido demais, caso isso aconteça ele irá talhar e ficar com um aspecto ruim.

  11. Prontinho agora é só servir com os acompanhamentos de sua preferência, eu usei o clássico arroz branco com batata palha, mas você pode variar com inúmeras opções.


Espero que gostem da receita e se fizerem em casa mandem para mim o que acharam do resultado! Até o próximo post!

Você também pode ver o modo de preparo assistindo ao vídeo aqui em baixo ou em nosso Canal no Youtube. Inscreva-se e acompanhe os novos vídeos.

Comments


Post mais Recentes

CATEGORIAS

Gostou? Então confira outros Posts bacanas

bottom of page