Macarrão ao molho de shimeji, tomate seco e gengibre (Vegano)
- Heloisa Buck
- 4 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Olá pessoal!
Este Post é de uma receita vegana que fiz inspirada em uma amiga que é adepta da dieta Vegetariana. Sempre que possível reunimos as amigas para uma janta só das meninas para matar a saudade e por o papo em dia, e ai de vez em quando a cozinheira da vez sou eu, mas elas também mandam muito bem na cozinha. Confesso que ainda não tenho muita afinidade com a cozinha vegetariana e vegana, mas venho tentando melhorar isso a cada dia e vou buscando desenvolver novas receitas voltadas para esse público que tem crescido bastante, e quem sabe um dia eu chego lá e me torno pelo menos vegetariana também né, nunca se sabe!
Essa receita na verdade adaptei de uma que aprendi com o Chef Marcelo Furuti em nosso curso de Auxiliar de Cozinha aqui no Senac de Londrina em 2014, a original levava frango no lugar do cogumelo Shimeji e Creme de leite fresco no lugar do leite de coco, e como era muito boa a combinação dos ingredientes com o toque de gengibre resolvi experimentar as substituições e confesso que ficou tão bom quanto se não ainda melhor, mesmo porque Shimeji é tudo de bom (eu amo cogumelos).
Agora vamos ao que interessa né!
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora.
Rendimento: para 4 pessoas.
Ingredientes para o Fundo (caldo) de Legumes:
1 Cenoura pequena lavada e com casca
1 Cebola pequena lavada e com casca
2 Dentes de Alho lavados e com casca
Folhas de salsão lavadas (também pode usar folhas de alho poró ou talos de salsinha)
Folha de louro
Ervas finas secas ou frescas de sua preferência
2 litros de água
Ingredientes para o Molho:
2 Dentes de alho picadinhos
1 Cebola pequena
Metade de um gengibre grande
1 Bandeja (200g) de cogumelos Shimeji branco ou preto frescos
150g (aprox. 1 xic.) de Tomate seco
200ml (1 garrafinha) de Leite de Coco
1L de caldo de legumes
1 colher de sopa de amido de milho
Sal e pimenta a gosto
Macarrão:
Eu usei um pacote de 1kg de macarrão tipo espaguete sem ovos e rendeu porções generosas para 4 pessoas sobrando um pouquinho ainda. Você pode usar o macarrão de sua preferência e dosar a quantidade conforme o número de pessoas que irão comer.
Preparo do Fundo (caldo) de Legumes:
1° Passo: corte todos os legumes, folhas e talos em pedaços grandes, e coloque em um panela com um fio de óleo, junto com as folhas de louro e as ervas de sua preferência. Refogue tudo por cerca de 5min..
2° Passo: Depois de refogados e já ficando com cor levemente dourada coloque a água e deixe cozinhar em fogo baixo por aprox. 30min. até que o caldo reduza em quase a metade.
3° Passo: depois de reduzido é só desligar o fogo e coar todo o caldo e reservar para usarmos no molho. Lembrando que é preciso separar uma concha desse caldo onde vamos dissolver o amido de milho que vai ajudar a encorpar o molho.
Preparo do Molho:
1° Passo: coloque o seu pacote de macarrão do tipo espaguete ou outro tipo de sua preferência para cozinhar em uma panela com bastante água fervendo e uma pitada de sal grosso ou refinado caso não tenha o grosso.
2° Passo: enquanto o macarrão cozinha, pegue uma panela e aqueça em fogo médio, coloque nela o óleo da conserva do tomate seco, em seguida coloque o alho e deixe dourar, depois a cebola até que fique murcha, a metade do gengibre picadinho, em seguida o cogumelo shimeji e refogue bem até ele murchar um pouco, acrescente uma pitada de sal, e o restante do gengibre picadinho, logo depois coloque o tomate seco e refogue mais um pouco.
3° Passo: agora que tudo já está bem refogado, vá adicionando todo o caldo de legumes reservado na panela de concha em concha e sempre mexendo.
4° Passo: depois de ter colocado todo o caldo de legumes, adicione o leite de coco aos poucos e vá mexendo, depois deixe que o caldo ferva e de uma leve reduzida.
5° Passo: com o molho já levemente reduzido, misture o amido de milho ao caldo de legumes que foi separado e adicione a mistura ao molho, e deixe em fogo baixo até que ele encorpe.
6° Passo: assim que já tiver encorpado, prove o molho e acerte o sal, e adicione a pimenta do reino a gosto.
Prontinho! Agora é só despejar o nosso molho por cima do macarrão já cozido e escorrido, em uma travessa grande, misturar os dois e depois ir para a melhor parte que é comer claro!
Espero que gostem dessa receitinha, e se gostarem não esqueçam de deixar seus comentários, eles são sempre muito importantes para mim!
Comentarios