Fondue de Queijos (o tradicional da Suíça)
- Heloisa Buck
- 1 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

O Inverno chegou e a primeira coisa que me vem a mente com esse friozinho é o que? Comer! Comer! Comer!
E se tem uma coisa pela qual eu sou tão apaixonada quanto a gastronomia são os QUEIJOS!
Então já virou quase uma tradição por aqui fazer quantas fondues de queijo forem possíveis durante o inverno. Com a família, com os amigos, ou seja, onde houver uma reunião haverá uma fondue a ser degustada!
Sobre a história da criação dessa iguaria existem várias versões, sabe-se que sua origem é Suíça, que sempre foi grande produtora de leite e queijos, e a versão mais consistente sobre sua origem é que tenha sido por volta da Idade Média, devido a uma necessidade de conservação dessa grande quantidade de queijos que eram produzidos, para tanto os camponeses passaram então a derreter as massas de queijo (dai o nome fondue: palavra feminina que significa fundida ou derretida) e nelas incorporar o álcool que é um conservador natural, faziam então esse processo em grandes caldeirões aquecidos e utilizavam pequenos pedaços de pães para provar o tempero da massa de queijos derretida, ao longo do tempo esse processo vai ganhando apreciadores e deixa de ser apenas um método de conservação passando a ser então difundido e se tornando um prato refinado que ganhou o mundo e o coração dos amantes de queijos.
Originalmente os queijos mais utilizados para sua produção são o Gruyère e o Emmenthal, podendo ser um ou o outro, ou uma mistura dos dois, ou ainda utilizando um deles como base e outros tipos de queijos para agregar textura e sabor.
A verdade é que hoje em dia existem inúmeras formas de preparar esta iguaria, então basta você escolher a que se encaixa melhor com o seu bolso, porque sabemos que alguns desses queijos de fato tem preços elevados e menos acessíveis.
A receita de hoje é uma adaptação de uma receita tradicional da Suíça que encontrei em uma reportagem do Jornal Hoje com Mariana Becker e deixo o link dela ao final para quem quiser conferir.
Agora vamos ao que interessa né!?
Fondue de Queijos
Tempo médio de preparo: 30min
Rendimento médio: serve até 4 pessoas
Custo total médio: R$60,00
Ingredientes para a Fondue:
400g de Queijo Gruyère
400g de Queijo tipo Raclete
250ml de Vinho Branco Seco ( de preferência use um vinho que você poderá tomar acompanhando o Fondue como um Riesling ou um Torrontés que são encontrados com mais facilidade e tem preços bem acessíveis, e em geral harmonizam melhor com os queijos que estamos utilizando, eu testei com os dois e entre as duas opções o Riesling ainda foi o que melhor harmonizou, porém na falta dele um Torrontés cairá muito bem)
1 dente de alho
2 colheres de sopa de amido de milho
1 pitada de bicarbonato de sódio (opcional)
1 pitada de pimenta do reino preta
20ml de Kirsh (aguardente de cereja) ou na falta deste uma Cachaça de boa qualidade e mais frutada
Pão de consistência mais firme e de preferência amanhecido cortado em cubos para acompanhar
Batata cozida com um pouco de sal e cortada em cubos grandes para acompanhar
Modo de Preparo da Fondue:
Amasse levemente o dente de alho e passe ele em todo o fundo da sua panela de fondue;
Rale os queijos grosseiramente e misture neles o amido de milho;
Aqueça a panela de fondue em fogo baixo e coloque nela o vinho branco seco, assim que levantar fervura adicione os queijos e mexa bem até derreter;
Adicione então a pitada de pimenta do reino preta, o bicarbonato de sódio (opcional) e o Kirsh ou a Cachaça, mexa bem até que esteja tudo incorporado e a consistência da fondue esteja bem cremosa;
Agora é só colocar a panela de fondue no seu rechaud e mantê-la aquecida com fogo baixo enquanto degustam esta delícia. Lembrando de sempre mexer a fondue para manter sua consistência e não deixar que queime no fundo da panela que está em contato com a chama do rechaud.
Dica: Acompanhe o seu fondue com os pães e a batata cozida, ou ainda com cubos de carne grelhada e outros vegetais cozidos.

Link para a matéria completa sobre a fondue no Jornal Hoje: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/01/suicos-mantem-receita-de-fondue-que-ja-alimentou-soldados-em-guerra.html
コメント